“Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”
Assembleia Geral, por meio de sua Resolução n. 68/237, de 23 de dezembro de 2013, proclamou a Década Internacional de Afrodescendentes, com início em 1º de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024, e com o tema: “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
O principal objetivo da Década Internacional consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Década será uma oportunidade para se reconhecer a contribuição significativa feita pelos afrodescendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada.
A Década terá como foco os seguintes objetivos:
- Fortalecer a cooperação e as ações nacionais, regionais e internacionais relativas ao pleno gozo dos direitos econômicos, sociais, culturais. civis e políticos pelos afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade;
- Promover um maior conhecimento e um maior respeito aos diversos patrimônios, culturas e contribuições de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades;
- Adotar e fortalecer marcos legais nos âmbitos nacional, regional e internacional, de acordo com a Declaração e Plano de Ação de Durban, e com a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, bem como garantir a sua implementação total e efetiva.
A Década Internacional permitirá que as Nações Unidas, Estados-membros, sociedade civil e outros atores relevantes se juntem aos afrodescendentes e tomem medidas efetivas para a implementação do programa de atividades, com o espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
21 comentários :
Acho que os AFRODECENDENTES merecem o RECONHECIMENTO , pois merecem sua ajuda e como não conhecemos então devemos ajudar!!!
PRECISAMOS DE UM MUNDO MELHOR.Quando mais ajudarmos vamos ser mais ajudados!!.
JOÃO PEDRO NOGUEIRA TEIXEIRA -8A
ACHO QUE ISSO PODE DAR CERTO, Acho que os AFRODECENDENTES merecem o RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE !!!!!!
LUCAS PRADO 8°A
ACHO QUE NÃO DEVEMOS JULGAR NINGUEM POIS SE NÃO SEREMOS JULGADOS MAIS PARA FRENTE.
KAUAN VITOR DA SILVEIRA PENA- 8A
Os afrodescendentes são pessoas como nós que merecem nosso e reconhecimento e respeito como qualquer um. =)
Pedro Rodrigo Saito-8A
As ações nacionais,regionais e internacionais estão fazendo um trabalho muito bom e relação aos direitos econômicos,sociais e culturais dos afrodescendentes.
Lucas Vilela de Paula 8° A.
Concordo com a assembleia geral, pois com essa década ela está criando oportunidades para se reconhecer a contribuição feita pelos afrodescendentes e promover a inclusão total deles (os afrodescendentes).
GABRIELA TANAKA 8ºA♥♥
essa decada foi importante para mostrar a importancia do negro na sociedade
joão paulo 8 a
HOJE EM DIA DEVEMOS RESPEITAR UM AOS OUTROS.
JOÃO PEDRO VIEIRA BATISTA -8A
Acho que os Afrodecendentes e outras raças, merecem esse tipo de reconhecimento na cultura brasileira e afins,sendo que sua contribuição é crucial para o mundo ser como é.
Caetano Lima 8°A
SEM RACISMO!!!!
eu acho que não é legal junga as raças
eu concordo com este texto
Maria eduarda
eles deram origem ao nosso povo!!! sem racismo
Henrique Amaral 6 C
adorei S2
Evelyn Albuquerque 6ºC
Giulia 6 C
Eu achei bem interessante e inspirador eu concordo com tudo
Julia 6 C
Eu concordo com o texto achei bem interessante
Luiz Arthur 6ºc eu acho que os negros deveriam ser tratados como pessoas normais pois eles continuam sendo seres humanos
OS astro decendentes sofrem porque são diferente mas são pessoas e devem ser tratado iguais
nome JUlia Rosa
6 ano C
OS AFROSDECENDENTES MERECEM O NOSSO RESPEITO COMO TODO MUNDO
ANA TERESA 6C
Concordo com tudo
Bárbara Bechelli 6ºC
Eu acho que esse texto é bem inspirador para nós ajudarmos essa pessoas.João
Postar um comentário